OPINIÕES DOS LEITORES

20-12-2017

Aqui encontra algumas opiniões dos leitores do livro AZUL INSTANTÂNEO.


FÁTIMA DUTRA - artista plástica (Facebook) - 27 de setembro de 2020

Maravilhoso o seu livro Azul Instantâneo, Pedro. Também me nutro de azuis.Senti um reconhecimento. Um pertencimento ao azul.O Azul é um código! 


ONDINA COELHO, escritora Angolana a viver em Roma - 22 de setembro de 2020

Prezado Pedro, tive o prazer de espreitar o livro Azul Instantâneo e emocionei-me muito. Uma linda gráfica, um extraordinário potencial para o sucesso. Portugal tem muitas editoras. A questão é sempre aquela, finanças... se tiver patrimônio financeiro para investir então não tem problema.Ondina Coelho, escritora Angolana a viver em Roma


NOGUEIRA MARLUCE (instagram) - 20 de setembro de 2020

"Amigo poeta Pedro, como foi gratificante fazer uma releitura de seu livro Azul Instantâneo!Seus poemas são um vulcão de emoções eu me engasguei na leitura, em alguns momentos, veio me o choro, senti como se você estivesse recitando cada poema para mim.Seus poemas tem força, grita justiça, as vezes raiva e a suavidade da brisa e o amor.Também tem a força do mar e à calmaria das ondas nas areias.Mais meu preferido continua Porto é como se eu já estivesse lá.Me reverencio a tu poeta, um brinde a ti e à tua poesia!Finalizando usando suas belas palavras:LIBERTO A PALAVRA E SOLTO O PULSO


LIVROS E SOJU (instagram) - 15 de setembro de 2020

Não tenho o hábito de ler poemas, o que é uma coisa que estou tentando mudar, e quando apareceu a oportunidade de ler Azul Instantâneo fiquei muito empolgada.Azul Instantâneo é um livro bem curtinho de poesia contemporânea cheio de sentimentos e críticas. Cada poema é muito singular e original, o autor não se prende a estruturas rígidas de métrica e muitas vezes brinca com as palavras criando poesias concretas que formam desenhos pelas páginas, essa foi a parte que mais gostei.Tudo isso faz com que o livro seja uma experiência muito imersiva, você vai lendo tudo de uma vez, ansioso para saber qual surpresa terá no poema seguinte e quando se dá conta acabou. Com certeza, procurarei mais livros do gênero e ficarei de olho nos lançamentos desse autor.


VICTOR BORGES, Almada (instagram) - 23 de agosto de 2020

Pedro, o teu livro é um encanto. Há momentos de puro deleite. Adorei a forma como brincas, por vezes, com o texto . Poderei dizer mesmo que o livro é poesia gráfica em todo o seu esplendor! Fiquei agradavelmente surpreendido ! Parabéns e obrigado pela partilha. Devias também partilhar na tua página do Facebook, aos poucos. Um abraço! 


RITA MENDES (instagram) - 23 de agosto de 2020

Escrita bem espontânea mesmo. Notei muitas palavras ao léu, desprezei as págs 18 e 48, porquê nosso idioma e muito mais lindo, dinâmico, fácil, complicado , do que qualquer outro, achei desnecessário o uso do inglês no livro, prefiro palavras soltas aqui e ali do que um texto sequencial em outro idioma, mas, no geral gostei, estou sentindo andorinhas no estômago...


RÔ NOAL (instagram) - 23 de agosto de 2020

Olá Pedro Vale, gostei do seu livro, diferente, tem um jogo das letras uma forma nova de escrever. Parabéns!!


CRIS MIRANDA - Poetisa Miranda (instagram) - 22 de agosto de 2020

Excelente obra, me deliciei em cada verso, encantadora estrutura textual , parabéns pela dedicação na perfeição da obra! 


BOOKANDMOVIE20 - Maria (instagram) - 17 de agosto de 2020

Azul Instantâneo, de Pedro Vale, é uma obra que resulta de um exercício de escrita espontânea empreendido durante um ano e meio.

Poesia lírica, visual e concreta, filosofia, observação e experimentalismo perfazem uma obra de arte portátil que apela diretamente aos sentidos dos leitores e procura explorar os limites da linguagem.

Primeiramente gostaria de agradecer ao escritor @pedrovaleii por me ter cedido o exemplar deste ebook! 

A capa e o título em sim não me diziam nada e por isso não fazia a mínima ideia do que iria ler. Achei alguns poemas super lindos e que nos fazem refletir muito mas ao longo do livro há poemas postos de maneira diferente (ex: em forma de árvore, em círculo,etc..), para além de haver em partes uns caracteres e frases que não se compreendiam e isso dificultou muito a leitura e a compreensão dos poemas em si.

Eu nunca foi muito fã de poemas e ler um livro cheio de poemas seria uma novidade para mim e acho que não foi uma experiência boa! 
Pode ser que mais tarde mude de ideias em relação a isso, nunca se sabe 


AFONSO GUERRA-BAIÃO (instagram) - 03 de agosto de 2020

Pedro, graças a sua gentileza de me enviar o livro AZUL INSTANTÂNEO, pude partilhar o prazer do seu texto. Seus poemas tecem uma refinada escritura que, em sua finesse, se apresenta com efeitos de simplicidade, o que permite vários níveis de leitura e se permite ser apreciada por vários tipos de leitores. Eu, por exemplo, nessa primeira leitura, senti em seu texto marcas de um profundo diálogo com Fernando Pessoa e seus heterônimos. Senti a releitura de Pessoa, ele mesmo, na tematização da "alma lusa" e até nos textos em inglês. Os poemas dialogam com o viés metafísico tão presente em alguns heterónimos quanto na tradição da poesia lusitana e por fim chegam ao experimentalismo do jogo concretista. Azul Instantâneo é a poesia de um leitor, um texto que parte de outros textos e para eles dirige sua resposta. Sou grato a você por me proporcionar uma interação com a fonte de sentidos de que seu livro é significante pedra de toque.


MASELHA ALVES (instagram) - 25 de julho de 2020

O livro azul Instantâneo do autor Pedro Vale representa diversas coisas.Na obra você encontra exatamente todos os significados que há neste mundo dentro do poema, assim como a expansão do céu e das profundezas do mar. Você encontrará poemas com palavras harmoniosas, tranquilas e serenas, simbolizando juntamente com a cor o pensamento infinito e eterno. Não somente isto, mas como o céu que com a dimensão remete a criatividade, com esta cor podemos se inspirar, usar e amar.Nele você obterá todos estes sentimentos e significados profundos que somente o Azul Instantâneo pode te fornecer. Minha experiência com este livro é profunda, além de ter me amarrado perfeitamente, estou totalmente presa nele, dia após dia as palavras se manifestam e penetram dentro mim (amo muito este livro).


TERESA SOARES, Aveiro  - 18 de julho de 2020 10:15

Uma vez, o Miguel Esteves Cardoso escreveu que só havia dois seres dignos da maior admiração: as vacas leiteiras e os poetas. Ao ler a sua poesia, recordei. Palavras gráficas, a gritar formas, contorcidas na criatividade e na sua intrínseca totalidade. Para ler - as mais extensas, apenas uma por dia, para fazermos uma digestão suave e quase em melodia; as mais pequenas, fechando os olhos, quase ao gosto de as memorizar e fazer saltar da boca em dias de inspiração ou de maior sentir. Ou talvez em momentos em que a alegria se erradicou de nós e foi morar não sei onde, atrás de portas que não conseguimos abrir, a não ser com a chave de versos.Versos banhados de azul, ofertados pelo Pedro, assim de repente, como acontece com as coisas boas que nos dão e de que não estávamos à espera. Por isso sabem tão bem. Por isso as devemos guardar, porque nos foram entregues com a mais extensa da generosidade e talento humanos.Um abraço!


SOFIA - 20 de abril de 2020 12:38

Fico imaginando um autor com várias linguagens e jogos poéticos na escrita, isso é muito bom, mostra que o autor tem diversidades na escrita. 

Parabéns Pedro.


MARIANA LEITE - 2 de abril de 2020 às 09:06

aaaa, que citações mais lindas...
minha cor preferida sempre foi azul também. Azul é P A Z ! Um ótimo dia beijos.


ANDREIA MORAIS - 2 de abril de 2020 às 21:55

Ficam presas à nossa memórias!
Não diria melhor *-*


FRANCISCO MANUEL CARRAJOLA OLIVEIRA - 2 de abril de 2020 às 09:21

Também é uma das minhas cores preferidas principalmente no vestuário.
Gostei das citações.
Um abraço e continuação de uma boa semana.


Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros


JOÃO SANTANA PINTO - 2 de abril de 2020 às 09:56

Tenho dificuldade em escolher uma só cor... (sorrisos) agradeço a sugestão, fiquei com vontade de ler mais. Quando a análise de algo é trabalhada por uma escrita como a sua, é impossível não ficar interessado.


ANA RIBEIRO -.2 de abril de 2020 às 09:35

O azul também é a minha cor favorita. Fiquei curiosa com este livro, gostei imenso das citações.


GREGÓRIO SAMBO, Luanda, Angola - 28 de setembro de 2019 às 23:00

Lindíssima e muito sensível sua poesia Alícia Barbosa, médica de Minas GeraisO poema nunca é perfeito. O exercício da escrita completa-se com a leitura e revisão constante. As vezes o poema precisa de tempo e exercício constante para amadurecer.Li poemas interessantes no Azul Instantâneo, notei elementos criativos e pensamentos singulares.É muito difícil escrever poemas inacabados, com versos curtos e sem rima e, tu consegues escrevê-los com uma certa graciosidade e, de forma muito própria.Eu recomendo que os poemas sejam amadurecidos, exercitados, vistos e revisitos ao seu tempo, porque o que se escreve hoje, pode ser melhorado amanhã e, assim sucessivamente. O teu sentido poético é inegável, por isso, a evolução será natural, se caminhares devagar, namorando um pouco mais os teus poemas.Parabéns pela obra "Azul Instantâneo", espero que as minhas recomendações sejam tidas em conta, para a segundo obra. Foi um prazer fazer o download e ler o Azul Instantâneo, Pedro Vale. Um abraço e sucessos  


PÂM POSSANI - 14 de setembro de 2019 19:00

Que amorzinho!
Sucesso para ele nessa nova etapa
E que legal
pelos dois poemas já dá pra ver que é algo profundo e que sabe tocar o coração e a mente, né?
Beijocas da Pâm


SEM QUASES - 15 de setembro de 2019 03:54

Que lindeza! É sempre maravilhoso contemplar a obra de um colega da poesia concreta. Amei!


VANESSA OLIVEIRA - 15 de setembro de 2019 17:43

Eu amo poesia e já fui atrás. E que surpresa agradável nesse livro, o autor tem uma sensibilidade muito grande e foi muito bom conhecer um novo trabalho.
Beijos, Vanessa


LARISSA SANTOS - 8 de maio de 2019 06:22

Adorei a publicação. Parabéns:))
Hoje :-As estradas são como os sentimentos, inconstantes
Bjos


RAPHAEL MARTINS - 11 de maio de 2019 21:05

Adorei a recomendação, é o tipo de livro que eu gosto de ler. Adoro poesia.


CAFÉ COM LEITURA BLOG - 19 de maio de 2019 18:49

Amei,  Eu já li esse material e gostei muito, divulgando inclusive para alguns colegas,  a-do-ro poesias! Beijos!


FERNANDO NOBRE -Presidente de AMI - 14 de março de 2018 15:00

"E as reações ao azul instantâneo não param. Para meu espanto, hoje mesmo chegou a de uma das personalidades mais ilustres do país: Fernando Nobre. Aqui fica:Caro amigo Pedro Vale,Sou um homem parco em palavras, cada vez mais, fruto das circunstâncias que me foram estruturando.Li esta madrugada, durmo muito pouco, o seu livro e apenas lhe digo: o amigo é um poeta! Com uma poesia bela e profunda.De quando em vez irei folheando o seu livro à procura do alento e da iluminação que a minha alma já só excepcionalmente encontra.Muito obrigado. Não pare pf.

Do amigo,Fernando Nobre - Muito obrigado Fernando e um grande abraço!"